Bruxaria moderna, ou Wicca

A Bruxaria Moderna, conhecida como Wicca, nasceu na década de 1950 com Gerald B. Gardner, um bruxo inglês. Gardner acreditou que a Bruxaria estava fadada à extinção e que a Wicca seria o "reavivamento" da Bruxaria. Dessa forma, dito iniciado por bruxas tradicionais, ele resolveu dar uma nova roupagem à Bruxaria e trazê-la à tona.

Porém, a Wicca não é sinônimo de Bruxaria, pois além desta, conta com muitas outras influências (Thelema, Maçonaria, Magia Cerimonial). De qualquer forma, quando a última lei anti-Bruxaria foi revogada na Inglaterra, Gardner lançou seus livros de não-ficção a respeito, o 'Bruxaria Hoje' (Witchcraft Today, 1954) e 'O Significado da Bruxaria' (The Meaning Of Witchcraft, 1957).

 Gardner sempre foi bastante criticado por bruxos tradicionais, sendo acusado de deturpar a Bruxaria. Até hoje, há aqueles que se dividem em pró-gardnerianos e anti-gardnerianos. Essa discussão, no entanto, é indiferente para os iniciados na tradição.

De qualquer forma, devemos aceitar o fato de que, se não fosse pela divulgação de Gardner, muitos não estariam aqui hoje. Talvez nem tivéssemos acesso às dezenas de livros, grupos, festivais públicos e amizades pagãs via Internet. Sejam quais forem as intenções de Gardner, ele conseguiu trazer a Bruxaria - ou pelo menos uma ideia de Bruxaria - de volta para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário