A Bruxaria hoje é um ofício que se utiliza da magia natural para obter fins específicos.
Existem diversas formas de práticas e variadas ramificações dentro do que chamamos de Bruxaria, por isso fica extremamente complicado criar uma definição generalizada, mas vamos tentar estabelecer algumas diretrizes.
A Bruxaria tem tendência pagã. Não todas as bruxas e bruxos necessariamente são pagãos.
A Bruxaria desenvolveu-se marginalmente em diversas culturas e diversas épocas ao redor do mundo. Nunca existiu algo unificado. A história de que a Bruxaria é uma "antiga religião que sobreviveu à Inquisição" é equivocada.
Por isso, podemos falar do que é a Bruxaria hoje e identificar crenças, cultos e práticas similares ao longo da história da humanidade. Esse é o motivo pelo qual não poderíamos listar em um só lugar todas as variações, pois tal feito é impossível.
Podemos distinguir duas vertentes distintas da Bruxaria: a Bruxaria Tradicional e a Bruxaria Moderna.
O nascimento da Bruxaria Moderna se deu na década de 1950, através de um bruxo inglês chamado Gerald Gardner. Ele foi o criador da Wicca e a mostrou para o mundo. A Wicca foi a proposta de Gardner para o reavivamento da Bruxaria. Praticamente tudo o que se lê hoje sobre Bruxaria é, na verdade, o testamento wiccan que Gardner deixou para a humanidade.
O que veio antes é chamado de Bruxaria Tradicional, simplesmente porque é mais fácil definir assim. Tradicional é, no entanto, tudo que for constituído por uma tradição.
O que acontece é que, a partir da Wicca, a ideia de Bruxaria foi se popularizando, especialmente porque as pessoas viam nela uma forma de religiosidade totalmente diferente das religiões convencionais. Muita gente começou a pesquisar e a escrever sobre o assunto.
Nosso site tenta, na medida do possível, englobar todas as visões que podem ser consideradas "bruxaria", mas sempre existe o medo de beirar a superficialidade. Por esse motivo, indicamos humildemente nos textos quando existirem diferentes visões, assim como links para outros sites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário